Grácias, Mago!

Balbi foi multicampeão e idolo pelo Flamengo (João Pires/LNB)

A idolatria da torcida por um jogador ocorre por diversos motivos: uma técnica apurada, uma personalidade magnética ou a compreensão do que ele representa quando veste a camisa. Neste último caso, podemos ter jogadores que não necessariamente têm a técnica mais refinada, ou mesmo apresentam falhas em seu jogo, mas que superam essas limitações para entregar o melhor de si ao clube.

O armador Franco Balbi é um desses jogadores que entendeu muito bem o que é ser Flamengo. O argentino, que se despediu pela segunda vez do time da Gávea, assinou com o Unión Basket. Por uma ironia do destino, pelo segundo ano seguido, a torcida do Flamengo se despede de um ídolo. Em 2024, foi Olivinha que saiu de cena.

Sua chegada, em 2018, foi uma das menos badaladas daquele inverno. O Flamengo havia acabado de contratar o técnico Gustavo de Conti e foi com ferocidade ao mercado. Trouxe nomes como Jhonatan Luz, Deryk Ramos e David Nesbitt (do Paulistano), Kevin Crescenzi e David Rossetto para se juntar a Olivinha, Anderson Varejão e Marquinhos — todos com o objetivo de vencer tudo. Balbi foi um dos últimos nomes anunciados para a posição que mais preocupava a torcida. Desde a saída, em 2015, de seu compatriota Nicolás Laprovíttola, o Flamengo passou a ter dores de cabeça com a posição de armador principal. Rafa Luz foi bem e estava na armação durante o título do NBB 2016, mas ficou apenas aquela temporada. O nome para comandar o time de 2018/19 era Rossetto, com Balbi como uma “garantia”. Foi com cestas decisivas contra o Franca na final de 2019 que Balbi conquistou de vez o coração dos rubro-negros. Se nas estatísticas os números nunca pareceram imponentes (menos de dois dígitos de média em pontos), o “Mago” parecia marcar os pontos que realmente valiam. Eram arremessos de três, bandejas nos momentos mais disputados e decisivos das partidas.

Multicampeão pelo Fla, Balbi se despediu discretamente, com boas atuações na semifinal contra o Franca. O carinho da torcida do Flamengo garante que seu desaparecimento não será um truque do Mago. Muchas gracias, Franco Balbi.


Conquistas

  • 2x Campeão do NBB (2018-19 e 2020-21)
  • 2x Campeão da Basketball Champions League Americas – BCLA (2020-21 e 2024-25)
  • 3x Campeão da Copa Super 8 (2018, 2021 e 2025)
  • 1x Campeão da Copa Intercontinental (2023)
  • 3x Campeão do Campeonato Carioca (2018, 2019 e 2020)

Perfil do Jogador

Nome: Franco Nicolás Balbi
Data de nascimento: 21/08/1989
Nacionalidade: Argentina
Posição: Armador

Deixe um comentário