Panela sem Pressão

Foto 1: Shaq Johnson do Flamengo é marcado por Mogi do Bauru(Crédito: Andrews Clayton/Bauru Basket)

A semana é decisiva para o Flamengo. O time da Gávea encara duas vezes o arquirrival Sesi-Franca: uma pelo NBB, no dia 15, terça-feira, e outra pela semifinal da Basketball Champions League Américas, na sexta, dia 18. Isso para tentar a vaga na grande final, no dia 19, sábado, contra o vencedor da partida entre Boca Juniors e Instituto Córdoba. Vencer hoje o Bauru garantiria a segunda colocação do NBB, e o jogo de terça contra o Franca viraria um amistoso.

E foi exatamente isso que os comandados do técnico Sérgio Hernandez fizeram. O Flamengo foi ao ginásio Panela de Pressão e venceu o time da casa por 88 a 84. O jogo, que marcava a partida número 600 dos bauruenses, era crucial para ambos os times. O Bauru precisava vencer para se desgarrar do complicado grupo que vai do 4º ao 7º colocado no NBB — times com 16 vitórias — e chegar ao decisivo jogo de quinta-feira contra o Vasco com menos pressão. Não deu para o time de Alex. O Flamengo foi melhor, mesmo quando esteve em situações complicadas na partida. O time do armador Alexey Borges manteve o controle.

Novamente, Alexey foi o destaque, com 25 pontos e 7 assistências. Shaq Johnson esteve bem (16 pontos), mas deu um susto na torcida rubro-negra ao errar dois lances livres com 17 segundos restantes, com o placar em 87 a 84 para o Flamengo. Jonathan Luz foi fundamental e pegou o rebote que decidiu a partida. Pelo lado do Bauru, o time teve Andrezão como principal arma. Alex (8 pontos) e Brite (12 pontos) estiveram bem apagados.

Nem tudo são boas notícias para o Flamengo de Sérgio Hernandez. Mais uma vez, a defesa do time não conseguiu parar o pivô adversário. Isso já havia acontecido contra Brunão, do Paulistano (lembre aqui), e hoje, contra o Bauru, com Andrezão (23 pontos, 13 rebotes e 6 assistências). O Flamengo encara agora Wesley, do Franca, que já deu trabalho na final do NBB no ano passado. Ponto total de atenção aqui para os rubro-negros.

Como o jogo de terça virou um “amistoso de luxo”, o Flamengo tem que fugir das armadilhas de um jogo como esse. Sair de Franca com um resultado acachapante pode influenciar nos humores da torcida para o jogo de sexta, a semifinal da BCLA. E o Flamengo vai precisar de cada um dos seus torcedores para vencer o Franca na sexta.

Por enquanto, o adversário do Flamengo nos playoffs do NBB é o Caxias. O time do Sul ainda tem dois jogos a disputar (Corinthians e Pinheiros — 16 e 18 de abril), fora de casa.